AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE SELEÇÃO INTERNACIONAL PARA A CONTRATAÇÃO DE DOUTORADO(A) AO ABRIGO DO DECRETO-LEI N.º 57/2016, DE 29 DE AGOSTO, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA LEI 57/2017, DE 19 DE JULHO E LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR
Aviso
13 de maio de 2020 – O Presidente do MITI – Madeira Interactive Technologies Institute – Associação, Professor Doutor Duarte Nuno Jardim Nunes.
AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE SELEÇÃO INTERNACIONAL PARA A CONTRATAÇÃO DE DOUTORADO(A) AO ABRIGO DO DECRETO-LEI N.º 57/2016, DE 29 DE AGOSTO, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA LEI 57/2017, DE 19 DE JULHO E LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR
Aviso
1. Decisão: Em reunião da Direção da Associação do Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) foi deliberado abrir concurso de seleção internacional para um lugar de doutorado(a) para o exercício de atividades de investigação científica nas áreas científicas de Educação Ambiental e afins, em regime de contrato de trabalho a termo certo ao abrigo do Código do Trabalho, no âmbito do projeto ‘Guia de Campo: Ferramentas Móveis Interativas para a Aprendizagem Baseada no Local’ financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).
2. Descrição do projeto: A presente degradação ambiental coloca uma pressão renovada na importância da literacia ambiental de crianças e adolescentes, um pouco por todo o mundo. Com o projeto «Guia de Campo», o objetivo é demonstrar que a aprendizagem baseada no local, assim como a tecnologia móvel, podem desempenhar um papel importante neste domínio. Através do design de um guia de campo digital, o projeto oferecerá a uma geração mais jovem a oportunidade de explorar, aprender e monitorar o seu ambiente natural circundante. Como resultado, o objetivo é demonstrar que as experiências educativas que mesclam a aprendizagem baseado no local com tecnologias digitais contribuem para os esforços de conservação da natureza, principalmente em ilhas. Para este efeito, serão testados vários conceitos centrados na aprendizagem móvel baseada no local. Soluções concretas serão implementadas, enquanto estudos-piloto, e desenvolvidas em colaboração com o Parque Natural da Ilha Terceira, nos Açores.
3. Plano de Trabalhos: O projeto «Guia de Campo», a desenvolver no âmbito deste contrato, envolve alunos dos 2º e 3º Ciclos de Ensino Básico e do Ensino Secundário na exploração do seu ambiente natural imediato. Tem como ponto de partida a relevância de um currículo científico baseado em inovações pedagógicas tais como a 'aprendizagem baseada no local', a 'aprendizagem sobre a perspetiva fenomenológica' e a 'aprendizagem baseada em projetos'. O trabalho a desenvolver com as escolas irá igualmente promover o uso das TIC no contexto do sistema escolar público dos Açores, bem como contribuir para a regionalização do currículo.
Os trabalhos a desenvolver pelo(a) investigador(a) a contratar incluem:
3.1. Participação na conceptualização de um protótipo experimental para simular a experiência de imersão na natureza;
3.2. Participação na implementação e teste de um protótipo experimental junto do grupo alvo do projeto;
3.3. Participação na conceção do dispositivo de avaliação dos produtos e resultados do projeto;
3.4. Escrita de artigos científicos para disseminação dos resultados do projeto; e
3.5. Participação em eventos culturais e científicos, nacionais ou internacionais, para disseminação dos produtos e resultados do projeto.
4. Perfil do Candidato(a): Esperando-se que o(a) investigador(a) esteja inteiramente comprometido com o sucesso do projeto, serão admitidos a concurso candidatos que demonstrem possuir:
4.1. Grau de Doutor em Biologia, Psicologia, Ciências Ambientais, ou áreas afins;
4.2. Comprovados conhecimentos na organização e análise de dados qualitativos e quantitativos;
4.3. Experiência de trabalho e/ou investigação com crianças e jovens;
4.4. Experiência de trabalho na organização e/ou avaliação de intervenções de cariz ecológico e/ou ambiental;
4.5. Capacidade de síntese de resultados de investigação;
4.6. Experiência de publicação científica, preferencialmente em revistas de reconhecido mérito internacional;
4.7. Domínio das línguas portuguesa e inglesa.
5. Regulamento Aplicável: Decreto n.º 57/2016, de 29 de agosto, que aprova um regime de contratação de doutorados (as) destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC), na redação que lhe foi conferida pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho, tendo ainda em consideração o disposto pelo Decreto Regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro.
Código do trabalho, aprovado Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual.
6. Júri: Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC, o júri do concurso tem a seguinte composição: Professora Rosalina Maria de Almeida Gabriel (Presidente), Professora Ana Moura Arroz (Vogal), Doutora Isabel Amorim do Rosário (Vogal), Doutora Sónia Matos (Vogal), e Doutora Ana Luísa Picanço (Suplente).
7. Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido sob coordenação da Investigadora Principal do projeto, a Doutora Sónia Matos, do Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI), com sede no Funchal, Ilha da Madeira. O trabalho de campo será desenvolvido em colaboração com o Grupo da Biodiversidade dos Açores (cE3c/ABG), na Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente, com sede em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, sob orientação científica da Professora Rosalina Gabriel.
8. Salário: Em cumprimento do disposto no n.º 1 do art.º 5 do Decreto-Regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro, o presente concurso é aberto para o nível remuneratório 33 da tabela remuneratória única (TRU), que corresponde a uma remuneração mensal de 2 128,34 Euros.
9. Notas legais:
9.1. É norma habilitante do presente procedimento concursal o Decreto Lei n.º 57/2016 de 29 de agosto que aprovou o regime de contratação de doutorados com vista a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas de conhecimento.
9.2. A abertura do presente concurso destina-se à seleção de um lugar de doutorado(a) para o exercício de atividade de investigação científica em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo incerto ao abrigo do Código do Trabalho aprovado pela Lei n.º 7/2009 de 12 de fevereiro na sua atual redação, sendo fundamento da contratação a execução de serviço determinado, precisamente definido e não duradouro, sendo a contratação obrigatoriamente financiada qualquer que seja a sua proveniência.
9.3. O prazo máximo do contrato a termo incerto são 6 (seis) anos.
9.4. A cessação do financiamento, a extinção do projeto ou a conclusão das tarefas que constituem o objeto do presente procedimento concursal determinarão a caducidade do contrato que operará com a comunicação a que alude o número um do artigo 345.º do Código do Trabalho, ou seja, “prevendo-se a ocorrência do termo, o empregador comunique a cessação do mesmo ao trabalhador, com a antecedência mínima de sete, 30 ou 60 dias conforme o contrato tenha durado até seis meses, de seis meses a dois anos ou por período superior.”
10. Formalização da candidatura:
10.1. Ao concurso podem ser opositores(as) candidatos(as) nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que sejam titulares do grau de doutor(a), em ramo de conhecimento ou especialidade que abranja a área científica de Educação Ambiental ou área científica afim, bem como aqueles a quem, nos termos do Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, regulado pela Portaria n.º 227/2017, de 25 de julho, foi reconhecida a totalidade dos direitos inerentes à titularidade do grau de Doutor, ou a quem, nos termos do Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, haja sido concedida equivalência ou reconhecimento ao grau de Doutor e sejam ainda detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado a` atividade a desenvolver.
10.2. São necessariamente apresentados em língua portuguesa os documentos de pronúncia em sede de audiência prévia de candidatos(as) e reclamações que hajam de ser apreciadas pelo Júri:
a) Carta de motivação;
b) Curriculum vitae detalhado, incluindo habilitações académicas e experiência;
c) Cartas de recomendação são opcionais, podendo contudo contribuir para uma avaliação positiva dos candidatos(as);
d) Outros documentos que o(a) candidato(a) justifique serem pertinentes para a análise da sua candidatura.
10.3. As candidaturas deverão ser enviadas por email com o assunto “MITI-FCT31182/2020/002 position_Your_Last_Name”, para o endereço: [email protected].
10.4. Nos 10 (dez) dias seguintes à notificação do resultados, o(a) candidato(a) selecionado(a) deverá enviar os seguintes documentos: a) Cópia de certificado ou diploma; b) Tese de doutoramento ou documento(s) equivalente que determinou a outorga deste grau académico. Mais informação sobre o reconhecimento de diplomas poderá ser consultada no portal Euraxess. O período de receção de candidaturas está aberto durante 15 (quinze) dias após a publicação deste anúncio.
11. Por decisão do Presidente do M-ITI, não são admitidos a concurso os(as) candidatos(as) que não cumprirem o disposto no ponto 9.2 deste edital, sendo liminarmente excluídos os/as candidatos(as) que não respondam por email dentro do prazo estabelecido, ou não entreguem todos os documentos referidos nas alíneas a) a d) do ponto 10.2, ou que os apresentem de forma ilegível, incorretamente preenchidos, ou inválidos. Assiste-lhe ainda a faculdade de exigir a qualquer candidato(a), em caso de dúvida e para efeitos da sua admissão a concurso, a apresentação de documentos comprovativos das respetivas declarações.
12. Métodos de Seleção:
12.1. Nos termos do artigo 5.º do RJEC a seleção realiza-se através da avaliação do percurso científico e curricular dos(as) candidatos(as).
13. A avaliação do percurso científico e curricular incide sobre a relevância, qualidade e atualidade:
a) Da produção científica e académica dos últimos três anos considerada mais relevante pelo(a) candidato(a);
b) Das atividades de investigação desenvolvidas nos últimos três anos e consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a);
c) Das atividades de extensão e de disseminação do conhecimento desenvolvidas nos últimos cinco anos, designadamente no contexto da promoção da cultura e das práticas científicas, consideradas de maior relevância pelo(a) candidato(a);
14. O período de três anos a que se refere nas alíneas a) a c) pode ser aumentado pelo júri, a pedido do(a) candidato(a), quando fundamentado em suspensão da atividade científica por razões socialmente protegidas, nomeadamente, por motivos de licença de parentalidade, doença grave prolongada, e outras situações de indisponibilidade para o trabalho legalmente tuteladas.
15. O júri pode decidir selecionar até 5 candidatos(as) que serão chamados a realizar uma sessão de apresentação dos resultados da sua investigação, na sequência da qual os membros do júri devem estimular um debate aberto sobre o seu conteúdo e carácter inovador. Esta sessão de apresentação não constitui método de seleção e não é classificada, visando meramente a obtenção de esclarecimentos ou explicitações de elementos constantes dos currículos dos(as) candidatos(as).
16. O Júri, sempre que entenda necessário, pode solicitar ao candidato(a) a apresentação de documentos adicionais comprovativos das declarações do(a) candidato(a), que sejam relevantes para a análise e classificação da sua candidatura.
17. Critérios de Avaliação:
São critérios de avaliação os constantes do presente número, com a faculdade constante do ponto 10.1, e dando particular relevância ao curriculum vitae e às contribuições consideradas de maior relevância pelo(a) candidato(a) nos últimos cinco anos:
17.1. Qualidade da produção científica, considerada mais relevante pelo(a) candidato(a), e relevante para o projeto a desenvolver, a que foi dado um fator de ponderação de 60 % considerando:
(i) Publicações científicas: parâmetro que tem em conta os livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas e em atas de conferências internacionais de que o (a) candidato (a) foi autor (a) ou co-autor (a), considerando:
• a sua natureza;
• o seu impacto;
• o nível científico/tecnológico e a inovação;
• a diversidade e a multidisciplinaridade;
• a colaboração internacional;
• a importância das contribuições para o avanço do estado atual do conhecimento.
• a importância dos trabalhos que foram selecionados pelo(a) candidato(a) como mais representativos, nomeadamente no que respeita à sua contribuição para o desenvolvimento e evolução da área científica para que é aberto o concurso.
ii) Coordenação e participação em projetos científicos: parâmetro que tem em conta a participação e coordenação de projetos científicos pelo(a) candidato(a), sujeitos a concurso numa base competitiva, considerando:
• o âmbito territorial e sua dimensão;
• o nível tecnológico e a importância das contribuições;
• a inovação e a diversidade.
iii) Acompanhamento e orientação de estudantes, estagiários e bolseiros de investigação: parâmetro que tem em conta a orientação de alunos de doutoramento, de alunos de mestrado e de alunos de licenciatura, estagiários e bolseiros de investigação levando em linha de conta o número, a qualidade, o âmbito e o impacto científico/tecnológico das publicações, teses, dissertações e trabalhos finais de curso resultantes, distinguindo especialmente os trabalhos premiados e o reconhecimento internacional.
a) Atividades de investigação aplicada, ou baseada na prática, consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), e relevante para o projeto a desenvolver, a que foi dado um fator de ponderação de 20 % considerando:
contribuição para o desenvolvimento e evolução da área científica em que o concurso se refere;
contribuição para o desenvolvimento e evolução da temática proposta pelo projeto na área científica em que o concurso se refere.
b) Das atividades de extensão e de disseminação do conhecimento, designadamente no contexto da promoção da cultura e das práticas científicas, consideradas de maior relevância pelo(a) candidato(a), e relevante para o projeto a desenvolver, a que foi dado um fator de ponderação de 20% considerando:
contribuição para o desenvolvimento e evolução da área científica em que o concurso se refere;
contribuição para o desenvolvimento e evolução da temática proposta pelo projeto na área científica em que o concurso se refere.
18. Classificação dos(as) candidatos(as)
18.1. Cada membro do júri atribuiu uma classificação a cada um dos(as) candidatos(as) em cada critério de avaliação, numa escala de 0 a 100 pontos, procedendo à ordenação dos(as) candidatos(as) em função da respetiva classificação final constituída pelo somatório das classificações parciais atribuídas em cada critério de avaliação, e tendo em consideração a ponderação atribuída a cada parâmetro.
18.2. Os(as) candidatos(as) são ordenados através da aplicação do método de votação sucessiva.
18.3. O júri delibera por maioria absoluta, não sendo permitidas abstenções.
18.4. A classificação final de cada candidato(a) e´ a que corresponde à sua ordenação resultante da aplicação do método referido no ponto 18.2.
18.5. A deliberação final do júri e´ homologada pelo Presidente do M-ITI sendo também da sua competência a celebração do respetivo contrato.
18.6. As falsas declarações prestadas pelos(as) candidatos(as) serão punidas nos termos da lei.
18.7. A lista de candidatos(as) admitidos e excluídos bem como a lista de classificação final será afixada no M-ITI, sendo os(as) candidatos(as) notificados por correio eletrónico.
18.8. Audiência Prévia e prazo para a Decisão Final: Após notificados, os(as) candidatos(as) têm 10 dias úteis para se pronunciar. No prazo de 20 dias, contados a partir da data limite para a apresentação das candidaturas, são proferidas as decisões finais do júri.
18.9. O presente concurso destina-se, exclusivamente, ao preenchimento da vaga indicada, podendo ser feito cessar ate´ a homologação da lista de ordenação final dos(as) candidatos(as) e caducando com a respetiva ocupação do posto de trabalho em oferta.
19. Política de não discriminação e de igualdade de acesso:
Nos termos do D.L. nº 29/2001, de 3 de fevereiro, o(a) candidato(a) com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal. Os(as) candidatos(as) devem declarar no formulário de candidatura, sob compromisso de honra, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção, nos termos do diploma supramencionado.
20. Notas finais: O M-ITI é uma entidade reconhecida pela Comissão Europeia como entidade “acolhedora de refugiados” e segue o Carta Europeia dos Investigadores.
21. Prazo de Candidaturas: O prazo limite para a aceitação de candidaturas poderá ser estendido sem notificação prévia, tendo em conta os requisitos do presente concurso.
22. Período de Candidaturas: As candidaturas estão abertas até nos 15 (quinze) dias seguintes à publicação do anúncio no Diario da República. O mesmo pode ser consultado no seguinte link
23. Início do Contrato: O contrato de trabalho deverá ter início em Junho de 2020, encontrando-se, no entanto, sujeito a adiamento devido à situação da pandemia COVID19.
03 de abril de 2020 - O Presidente do MITI - Madeira Interactive Technologies Institute - Associação, Professor Doutor Duarte Nuno Jardim Nunes.
Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Temporário
País: Portugal
Localidade: FUNCHAL
Instituição de acolhimento: MADEIRA INTERACTIVE TECHNOLOGIES INSTITUTE
Data limite de candidatura: 05 May 2020
1.Descrição do Projeto em que a Prestação de Serviços se Insere:
A presente degradação ambiental reforça a importância de melhorar a literacia ambiental das gerações mais jovens em todo o mundo. Com este projeto, pretendemos demonstrar que a aprendizagem baseada no local pode desempenhar um papel importante. Por meio do design de um aplicativo móvel que faz uso da geolocalização do usuário, convidamos uma geração mais jovem a explorar, aprender e monitorar o seu ambiente imediato. Como resultado, o nosso objetivo é promover pedagogias experiências de aprendizagem participativa, enquanto tentamos dar uma contribuição significativa aos esforços de conservação ambiental em ilhas remotas.
2. Plano de Trabalhos:
O(A) candidato(a) selecionado(a) irá trabalhar, em estreita colaboração, com outros membros de uma equipa multidisciplinar do Interactive Technologies Institute do Laboratório de Robótica e Sistemas em Engenharia e Ciência e do Grupo da Biodiversidade dos Açores da Universidade dos Açores, através da prestação do seguinte serviço:
Desenvolver uma Aplicação Móvel (App) para dispositivo iOS e Android. Este aplicativo terá por base a utilização de informação relativa à geolocalização do usuário e oferecerá experiências que compreendem a interação com som, imagem e vídeo. Pretende-se, com este trabalho, a criação de um produto adequado especificamente ao projeto «Guia de Campo». O serviço prestado será desenvolvido em estreita colaboração com a equipa do projeto, de acordo com as seguintes etapas:
Etapa 1: Criação de um protótipo de baixa-fidelidade, na versão de rascunho, que permitirá visualizar e compreender a aplicação móvel e as suas funcionalidades.
Etapa 2: Design do interface da App por forma a completar as funcionalidades do aplicativo definidas na Etapa 1 e para facilitar a sua operacionalidade.
Etapa 3: Desenvolvimento da App utilizando uma linguagem programática adequada às funcionalidades e ao interface definidos na Etapa 1 e 2. Nesta etapa, serão desenvolvidas versões do aplicativo para iOS e Android.
Etapa 4: Testagem da App por forma a identificar erros e garantir a estabilidade da aplicação durante subsequentes atividades, desenvolvidas no âmbito do projeto «Guia de Campo».
3. Preço da Prestação de Serviços:
Para o fornecimento dos bens descritos na Cláusula 11, o preço base é fixado em 5000 Euros, pelo que o preço da proposta não poderá ultrapassar aquele valor máximo.
Aos valores acima indicados acresce o IVA à taxa legal em vigor no momento da prestação do serviço.
4. Duração: 4 meses
5. Perfil do Candidato(a):
Os(As) candidatos(as) deverão corresponder os seguintes critérios:
Formação e/ou experiência numa área científica relevante, incluindo, mas não limitado a: Engenharia Informática (e.g.: subárea de Engenharia de Software e Sistemas de Informação, Interação Humano-Computador), Design (e.g.: subárea de Design Interativo, Artes Digitais e Multimédia);
Capacidade para programação de qualidade e experiência em uma ou mais linguagens de programação de uso geral, incluindo, mas não se limitando a: Java, C / C ++, C #, Objective C, Python, PHP, JavaScript ou HTML;
Experiência no desenvolvimento de soluções para dispositivos móveis;
Capacidade de produzir protótipos de baixa e alta fidelidade;
Competências interpessoais e de trabalho em equipe.
6. Formalização das Propostas:
Convidamos a apresentação de propostas de interesse por parte de programadores ou empresas, nacionais ou estrangeiros(as), em ramo de conhecimento ou especialidade que abrange a área científica de Engenharia Informática ou Design Interativo ou outra área científica afim.
As demonstrações de interesse são necessariamente apresentados em língua portuguesa ou inglesa e deverão incluir:
Curriculum vitae ou perfil detalhado, incluindo habilitações académicas e/ou experiência profissional;
Portfólio na área abrangida pelo concurso. O portfólio deverá demonstrar, de forma clara e concisa, fortes conhecimentos técnicos na concepção de aplicativos móveis.
Demonstrações de interesse deverão ser enviadas por email com o assunto “MITI - FCT31182/2020/Your_Name”, para o endereço: [email protected].
O período de receção de demonstrações de interesse está aberto até ao dia 5 de maio de 2020.
7. Prazo de entrega dos bens e de prestação dos serviços:
Os bens e serviços objeto desta proposta deverão serão entregues e prestados no prazo de 120 dias, após assinatura a aceitação da proposta.
8. Aceitação dos bens:
Os bens objeto desta proposta serão considerados aceites após concluídos, com sucesso, os testes de aceitação. Os testes de aceitação a realizar, com o adjudicatário, serão realizados de acordo com um plano de testes a definir no contrato.
Os testes de aceitação serão feitos em duas fases, culminando a primeira com a aceitação provisória e a segunda com a aceitação definitiva, nos termos melhor determinados pelas especificidades técnicas da aplicação móvel.
9. Condições de pagamento
As quantias devidas pela entidade adjudicante, serão pagas, no prazo de trinta (30) dias, após a receção da fatura pelo M-ITI a qual só pode ser emitida após o vencimento da obrigação respetiva.
10. Objeto do dever de sigilo
O adjudicatário, assim como todos os seus subcontratados, funcionários e/ou outro pessoal coadjuvante, deve guardar sigilo sobre toda a informação e documentação, técnica e não técnica, comercial ou outra, relativa à entidade adjudicante, de que possa ter conhecimento ao abrigo ou em relação com a execução da prestação de serviços.
A informação e a documentação cobertas pelo dever de sigilo não podem ser transmitidas a terceiros, nem objeto de qualquer uso ou modo de aproveitamento que não o destinado direta e exclusivamente à execução dos bens e serviços que são objeto da proposta.
11. Bens a fornecer pelo adjudicatário:
A Aplicação Móvel a definir nas Etapas 1, 2, 3 e 4 da Cláusula 2.
Guia de Usabilidade da Aplicação Móvel em formato editável.
O código usado na programação da Aplicação Móvel na sua versão fonte.
Toda a documentação produzida no âmbito do projeto.
12. Requisitos de documentação
A documentação dos pontos 2 e 4 da cláusula 10 deverá ser redigida em língua portuguesa e/ou inglesa.
13. Requisitos de calendarização:
A primeira reunião de projeto deverá decorrer, de forma virtual, no prazo de 5 dias úteis a contar da data da assinatura do contrato.
O projeto deverá ter a duração máxima de 2 meses até a entrada em produção e aceitação provisória.
A aceitação definitiva deverá decorrer até 2 meses após a aceitação provisória.
14. Requisitos de Propriedade Intelectual:
Toda a propriedade intelectual resultante do projeto será propriedade do adjudicante.
Todo o código e documentação produzida será entregue ao adjudicante na sua versão fonte.
1. Description of the Project Contemplated by the Service:
Rates of environmental degradation place renewed pressure on the importance of improving the ecological literacy of younger generations across the globe. With this project we aim to demonstrate that place-based learning can play an important role. Through the design of a location based App, we invite a younger generation to explore, learn about and monitor their immediate environment. As a result, we aim to promote experiential pedagogies and participatory learning experiences while attempting to make a meaningful contribution to conservation efforts in remote islands.
2. Work Plan:
The selected candidate will work in close collaboration with a multidisciplinary team from the Interactive Technologies Institute of the Robotics and Systems Laboratory in Engineering and Science and the Azorean Biodiversity Group at the University of Azores, developing the following activity:
Develop and implement a Mobile Application (App.) for iOS and Android devices. The application will make use of a User's geolocation and will offer experiences that include interaction with sound, image and video. The aim of this service is to create a product specifically suited for the Field Guide project. The product will be developed in close collaboration with the project team and will follow the steps:
Step 1: Low-fidelity prototype, in draft version, which will allow the project team to view and understand the mobile application and its features.
Step 2: App interface design in a wireframe template and with indication of user flows.
Step 3: App development using a programmatic language suited to the needs of the projects. In this step, the project team will expect to see the development of versions of the application for iOS and Android.
Step 4: Testing the App to identify errors, to ensure stability of the application, and to ensure that the product will not fail during subsequente research activities.
3. Price of Service:
For the supply of the goods described in Clause 11, the base price is fixed at 5000 Euros, therefore, the price of the proposal cannot exceed that maximum value.
VAT is added to the values indicated above at the legal rate in force at the time the service is provided.
4. Duration of Service: 4 months
5. Profile:
Contractors must meet the following criteria:
Education and / or experience in a relevant scientific area, including, but not limited to: Computer Engineering (eg: subarea of Software Engineering and Information Systems, Human-Computer Interaction), Design (eg: subarea of Interactive Design, Digital Arts and Multimedia);
Ability to produce high-quality code using one or more general-purpose programming languages, including, but not limited to: Java, C / C ++, C #, Objective C, Python, PHP, JavaScript or HTML;
Experience in developing solutions for mobile devices;
Ability to produce low and high fidelity prototypes;
Interpersonal and teamwork skills.
6. Formalization of Proposals:
We welcome proposals of interest by programmers or companies, national or foreign, in a branch of knowledge that covers the scientific area of Computer Engineering, Interactive Design, or other related scientific areas.
Statements of interest are necessarily presented in Portuguese or English and must include:
a) Curriculum vitae or a detailed profile, including academic qualifications and / or professional experience;
b) Portfolio demonstrating, in a clear and concise manner, strong technical knowledge in the design of mobile applications.
Statements of interest should be sent by email with the subject "ITI - FCT31182 / 2020 / Your_Name", to the address: [email protected].
The period for receiving expressions of interest is open until May 5, 2020.
7. Deadline for delivery of goods and provision of services:
The goods and services that are the object of the proposal must be delivered and provided within 120 days, after signing the contract.
8. Acceptance of goods:
The goods object of proposal will be considered accepted after successful completion of acceptance tests that will be carried out with the contractor in accordance with a test plan predefined in the contract.
Acceptance tests will be carried out in two phases, the first culminating with a provisional acceptance and the second with definitive acceptance of the service, in the terms best determined by the technical specificities of the goods delivered by the serviçe.
9. Conditions of Payment:
The amounts due by the contracting authority, will be paid, within thirty (30) days, after receipt of the invoice by M-ITI which can only be issued after the respective obligation has expired.
10. Duty of Confidentiality:
The contractor, all of its subcontractors, employees or other personnel, must keep all information and documentation related to the contracting entity confidential; this applies to technical and non-technical knowledge, scientific or otherwise, in connection with the performance of the serviçe.
The information and documentation covered by the duty of confidentiality cannot be transmitted to third parties, nor can they be used for any purpose other than the one intended directly and exclusively for the execution of the serviçe defined in the contract.
11. Goods to be Supplied by the Contractor:
A Mobile Application as defined by Steps 1, 2, 3 and 4 of Clause 2.
Mobile Application Usability Guide in an editable format.
The code used for programming the Mobile Application in its source version.
All documentation produced within the scope of the project.
12. Documentation requirements:
Documentation delivered according to points b) and c) of Clause 11 must be written in Portuguese and/or English.
13. Timing requirements:
The first project meeting must take place, virtually, within 5 working days from the date of signing the contract.
The project must have a maximum duration of 2 months until the start of production (see Step 3 of Clause 2) and provisional acceptance.
Final acceptance must take place within 2 months after provisional acceptance.
14. Intellectual Property Requirements
All intellectual property resulting from the project will be the property of the contracting entity.
All source code and documentation produced by the contractor for this service will be delivered to the project’s Principal Investigator, Dr Sónia Matos.
Referência: MITI-EO@CMF/2020/001-BI
Área científica genérica: Engenharia Informática
Área científica específica: Sistemas de Informação e Engenharia Organizacional
Resumo do anúncio:
O Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) abre concurso para atribuição de 1 (uma) bolsa de investigação, no âmbito do projeto EO_CMF.
Nº de bolsas: 1 (uma)
Descrição do projeto:
O projeto EO@CMF visa o levantamento e modelação de processos nesta instituição da administração pública usando técnicas de engenharia organizacional e a metodologia DEMO.
Plano de trabalhos:
O/A candidato/a selecionado fará parte da equipa de projeto que irá fazer o levantamento e modelação de processos internos na CMF, nomeadamente: modelação das macro-tarefas e respetivas responsabilidades (diagramas de atores e transações do DEMO); modelação do fluxo dos processos e principais dependências de coordenação entre estes (diagramas de estruturas de processos do DEMO); e especificação de interfaces, ontologia dos factos e informação, papéis, funções organizacionais e agentes associados utilizando técnicas de engenharia organizacional e a metodologia DEMO.
O/a candidato/a selecionado terá também como tarefas: 1) desenvolvimento e avaliação da integrabilidade dos métodos e ferramentas atuais de Engenharia Organizacional no protótipo Dynamic Information Systems Modeler and Executer (DISME) - que está a ser desenvolvido no M-ITI usando tecnologias web; 2) desenvolvimento de componentes no DISME e melhoria/extensão de componentes já existentes, com vista a adequar o mesmo ao cenário de utilização do projeto EO_CMF, incluindo eventual integração com outros componentes de software da arquitetura global de sistemas informáticos da CMF; 3) consultoria/formação no âmbito do projeto EO_CMF sobre métodos de engenharia organizacional e implementação/utilização/parametrização do DISME em testes piloto nesta instituição; 4) preparação e redação de artigos científicos para conferências e revistas nas áreas de Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Engenharia Organizacional e áreas afins, referentes aos resultados deste projeto e outros conexos.
Destinatários/as da (s) bolsa (s): Mestres em Engenharia Informática ou em área afim que se encontrem inscritos num curso de 3º ciclo da área de Engenharia Informática ou afim.
Local de realização da(s) Bolsa(s): Nos laboratórios do Madeira Interactive Technologies Institute, sob a orientação científica do Prof. Doutor David Aveiro.
Duração da(s) Bolsa(s): 3 (três) meses, eventualmente renovável até ao término da duração do projeto ou até ao período máximo previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor.
Condições Financeiras da Bolsa: Será paga uma bolsa no valor de 1064€, correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão (de acordo com a Lei nº 202/2012, de 27 de Agosto, caso o/a candidato/a opte pela sua inscrição neste regime), bem como o seguro de acidentes pessoais.
Critérios de admissão: Os/As candidatos/as deverão ser detentores do grau de Mestre em Engenharia Informática, Engenharia Informática e de Computadores, ou área afim. Os candidatos/as deverão ainda ter:
Critérios de seleção: Os critérios de avaliação das candidaturas basear-se-ão na apreciação conjunta dos seguintes critérios do percurso científico e curricular (numa escala de 0 a 20 valores):
O júri poderá entrevistar os 3 primeiros classificados presencialmente ou, na impossibilidade de comparência, por videoconferência. A avaliação da entrevista é expressa numa escala numérica de 0 a 20 valores.
No caso de ser realizada entrevista, é atribuindo um fator de ponderação de 80% à nota da avaliação do percurso científico e curricular, e um fator de ponderação de 20% à nota da entrevista.
Júri de seleção:
Presidente – Doutor David Aveiro, Professor Auxiliar da Universidade da Madeira
Vogal – Doutora Dulce Pacheco, Investigadora do Madeira Interactive Technologies Institute
Vogal – Doutor Roberto Cibin, Investigador do Madeira Interactive Technologies Institute
Publicação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de edital com a lista ordenada de candidatos/as, que será afixado no M-ITI. O/A candidato/a selecionado/a será notificado por correio eletrónico.
Data prevista para o início da bolsa: Abril 2020
Legislação aplicável: A atribuição desta bolsa tem por base o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Decreto-Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto), na redação atual e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., em vigor.
Formalização da candidatura: As candidaturas deverão ser formalizadas, através do envio dos seguintes documentos, por correio eletrónico ([email protected]), com o assunto “MITI-EO_CMF/2020/001-BI”:
Período de candidatura: de 12 a 25 de março de 2020
O M-ITI reserva-se o direito de não atribuir a bolsa caso nenhum dos candidatos/as demonstre ter o perfil apropriado à vaga em concurso.
Questões sobre a candidatura poderão ser esclarecidas por correio eletrónico ([email protected])
Área científica: Sistemas de Informação e Engenharia Organizacional
Referência: MITI-GESFOGO/2020/002-BII
O Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) abre concurso para atribuição de 1 (uma) bolsa de iniciação à investigação, no âmbito do projeto Red_GesFoGO (MAC2/3.5b/227), financiado pelo programa INTERREG MAC 2014-2020.
Nº de bolsas: 1 (uma)
Descrição do projeto:
O projeto GesFoGO tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma rede abrangente de componentes de hardware e software de prevenção e gestão de incêndios florestais em tempo real, por meio de unidades móveis e um sistema informático georreferenciado. Pretende-se contribuir para uma gestão sustentável dos ambientes florestais característicos do território de atuação, havendo uma forte componente de modelação dos processos do respetivo domínio, a ser realizada também com recurso à metodologia e linguagem DEMO (Design & Engineering Methodology for Organizations – http://www.ee-institute.org). O M-ITI estará responsável, neste projeto, pela modelação dos processos organizacionais e identificação de requisitos, bem como pela implementação do sistema operacional de gestão de dados e a respetiva interface gráfica de prevenção e gestão de incêndios. A natureza dinâmica de todo o domínio e necessidade de flexibilidade na adaptação das funcionalidades e dados providenciados pelo sistema providencia uma oportunidade de aplicação e inovação científica nas técnicas e ferramentas da área de Engenharia Organizacional, nomeadamente a nível de software dinâmico e geração automática de interfaces a partir de modelos organizacionais. Este projeto irá ocorrer no seio da equipa do Enterprise Engineering Lab do M-ITI (eelab) que tem estado centrada no desenvolvimento do protótipo opensource “Dynamic Information System Modeler and Executer” (DISME), recorrendo às tecnologias/frameworks Laravel, AngularJS, Bootstrap e SGBDs SQL e noSQL. Todos os componentes do DISME funcionam numa interface web (responsive, adaptável a dispositivos mobile, tablet ou PC), permitindo a visualização e edição incremental de diagramas/modelos/processos organizacionais, bem como, através de um dashboard, a execução dos mesmos na forma de um sistema de informação dinâmico.
Plano de trabalhos:
O/A bolseiro/a irá colaborar em atividades de modelação dos processos organizacionais e identificação de requisitos, com recurso à linguagem/metodologia DEMO, bem como na implementação do sistema operacional de gestão de dados e a respetiva interface gráfica de prevenção e gestão de incêndios, a executar e dar suporte a várias tarefas do projeto Red GesFoGO. As atividades de modelação e implementação irão ter como base o protótipo DISME sendo que o/a bolseiro/a irá também participar em tarefas de desenvolvimento/extensão de componentes do próprio DISME, com vista a adequar o mesmo ao cenário de utilização da rede GesFoGO, nomeadamente mas não só, a nível de integração com outros componentes de software da arquitetura global desta rede. O/A bolseiro/a também poderá participar na preparação e redação de artigos para submissão a conferências e revistas sobre Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Engenharia Organizacional e áreas afins, referentes aos resultados deste projeto e iniciativas de investigação relacionadas no eelab.
Destinatários/as da (s) bolsa (s): Alunos/as que se encontrem inscritos num curso de 1º ciclo da área de Engenharia Informática ou outra área afim.
Local de realização da(s) Bolsa(s): Nos laboratórios do Madeira Interactive Technologies Institute, sob a orientação científica do Prof. Doutor David Aveiro.
Duração da(s) Bolsa(s): 6 meses, eventualmente renovável até ao período máximo previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor.
Condições Financeiras da Bolsa: Será paga uma bolsa no valor de 412,00€, correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão (de acordo com a Lei nº 202/2012, de 27 de Agosto, caso o/a candidato/a opte pela sua inscrição neste regime), bem como o seguro de acidentes pessoais.
Critérios de admissão: Os/As candidatos/as deverão estar inscritos num curso de 1º ciclo de Engenharia Informática. É dada preferência a candidatos/as com experiência: nas linguagens de programação PHP, HTML e SQL; e que tenham concluído com sucesso pelo menos uma unidade curricular da área de sistemas gestores de bases de dados.
Critérios de seleção: Os critérios de avaliação das candidaturas basear-se-ão na apreciação conjunta dos seguintes critérios do percurso curricular (numa escala de 0 a 20 valores):
O júri poderá entrevistar os 3 primeiros classificados presencialmente ou, na impossibilidade de comparência, por videoconferência. A avaliação da entrevista é expressa numa escala numérica de 0 a 20 valores.
No caso de ser realizada entrevista, é atribuindo um fator de ponderação de 80% à nota da avaliação do percurso científico e curricular, e um fator de ponderação de 20% à nota da entrevista.
Júri de seleção:
Presidente – Doutor David Aveiro, Professor Auxiliar da Universidade da Madeira
Vogal – Doutora Dulce Pacheco, Investigadora do Madeira Interactive Technologies Institute
Vogal – Doutor Roberto Cibin, Investigador do Madeira Interactive Technologies Institute
Publicação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de edital com a lista ordenada de candidatos/as, que será afixado no M-ITI. O/A candidato/a selecionado/a será notificado por correio eletrónico.
Data prevista para o início da bolsa: Abril de 2020
Legislação aplicável: A atribuição desta bolsa tem por base o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Decreto-Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto), na redação atual e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., em vigor.
Formalização da candidatura: As candidaturas deverão ser formalizadas, através do envio dos seguintes documentos, por correio eletrónico ([email protected]), com o assunto “MITI-GESFOGO/2020/002-BII”:
Período de candidatura: de 12 a 25 de março de 2020
O M-ITI reserva-se o direito de não atribuir a bolsa caso nenhum dos/as candidatos/as demonstre ter o perfil apropriado à vaga em concurso.
Questões sobre a candidatura poderão ser esclarecidas por correio eletrónico ([email protected]).
A call is open for one research fellow at the Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) of the University of Madeira (Funchal, Portugal), in the context of the “BRANT – Belief Revision applied to Neurorehabilitation Therapy” project financed by the FCT, PTDC/CCI-COM/30990/2017 under the following conditions:
Scientific areas: Rehabilitation Psychology, Human Computer Interaction
Admission requirements:
The ideal candidate would be a Psychologist with background in one or more of the following fields: stroke rehabilitation, cognitive assessments, virtual reality, Human-Computer Interaction. Moreover, the candidate should have proven expertise in interventions with healthy and clinical populations with VR applications and experience with Statistical data analysis mainly through SPSS, R or Matlab.
Applicants should be eligible for a FCT scholarship and fulfill the following requirements at the moment of the beginning of the contract:
- MSc degree in rehabilitation psychology, or other relevant disciplines for the project.
- Enrolled in a non-academic degree course integrated in the educational project of a higher education institution;
- Experience co-designing and working with custom VR devices.
- Strong knowledge in Design of interventions, Acquisition of Data, and statistical analysis.
- Proven track of publication of papers and participation and reviewing on International Congresses.
- Willingness to participate and lead End—User evaluations with healthy, elderly and patients. Being open to learn and adapt to challenges and new methodologies.
- Fluent Portuguese speaker.
- Availability to start immediately.
- Strong oral and written English communication skills, people skills, the ability to work independently as well as a team member of the NeuroRehabLab (http://neurorehabilitation.m-iti.org/lab/) and taking the initiative and being proactive;
Work plan:
The main task for the accepted candidate will be to design clinical interventions using VR tools and support the research project with the development of Virtual Rehabilitation interventions using VR applied to cognitive rehabilitation.
The main tasks will consist of:
Legislation and regulations: The scholarships are directed to applicants under the current conditions established on the FCT regulations (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/) and Research Grant Holder Statute.
Workplace: The candidate will work within an interdisciplinary team of researchers with competences in both technical and clinical domains. The work will be conducted at Madeira-ITI (Funchal, Portugal) in close collaboration with the MACBIOIDI project partners and end users, under the supervision of Prof. Sergi Bermúdez i Badia (http://neurorehabilitation.m-iti.org).
Scholarship length: The scholarship will have a length of 9 months, with an expected start as soon as possible and can be renewed until the end of the project.
Monthly stipend: The student will receive a stipend of 1 064€/month as determined by the FCT regulations (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Voluntary Social Security (SSV) and accidents insurance are included.
Selection process: The selection process will be based on:
Recommendation letters are facultative but can contribute positively to the evaluation.
Selection committee: Mónica Cameirão, PhD, Sergi Bermúdez i Badia, PhD (President), Eduardo Fermé, PhD.
Notification of results: The results will be published through an ordered list by final note that will be posted in a visible and public place at the Madeira-ITI, being all candidates notified by email.
Candidacy term and applications form: The competition will be open over the period of 18-03-2020 and 14-04-2020.
Required documents include:
Applications and queries must be submitted by email to [email protected] with the reference “BRANT_HR01”
Call for a Research Fellow under the “BRANT – Belief Revision applied to Neurorehabilitation Therapy” project financed by the FCT, PTDC/CCI-COM/30990/2017
A call is open for one research fellow at the Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) of the University of Madeira (Funchal, Portugal), in the context of the “BRANT – Belief Revision applied to Neurorehabilitation Therapy” project financed by the FCT, PTDC/CCI-COM/30990/2017 under the following conditions:
Scientific areas: Software Engineering, Informatics, Human Computer Interaction
Admission requirements:
The ideal candidate would be a Software Engineer, Informatics Engineer or a related area with background in one or more of the following fields: Unity development, website development, Human-Computer Interaction.
Applicants should be eligible for a FCT scholarship and fulfill the following requirements at the moment of the beginning of the contract:
- Bachelor (licenciatura) degree in Software Engineering, Informatics or a related area relevant for the project.
- Currently enrolled in a masters program or similar;
- Experience in Unity programing.
- Strong programming background in multiple languages (C#, PHP, java).
- Back end and front-end website development skills.
- Willingness to participate in End—User evaluations with healthy, elderly and patients.
- Being open to learn and adapt to challenges and new methodologies.
- Availability to start immediately.
- Strong oral and written English communication skills, people skills, the ability to work independently as well as a team member of the NeuroRehabLab (http://neurorehabilitation.m-iti.org/lab/) and taking the initiative and being proactive;
Work plan:
Cognitive deficits are common after brain injury, dementia and in normal cognitive decline due to aging. Current cognitive rehabilitation therapy has been shown to be the most effective way to address this problem. However, a) they are not adaptive for every patient and b) have a high cost, and is usually implemented in clinical environments. The Task Generator (TG) is a free tool for the generation of cognitive training tasks. However, TG is not designed to adapt and monitor the evolution of the patient. Here we propose BRaNT, an enhancement of TG with Artificial Intelligence modules, gamification and remote monitoring capabilities to enable Health Professionals to provide long-term personalized cognitive rehabilitation therapy at home. BRaNT is an interdisciplinary effort that addresses the scientific limitations of current practices as well as provides solutions towards the sustainability of health systems and contributes towards the improvement of the quality of life of patients.
The main task for the accepted candidate will be to support the BRaNT project and implement software tools (in tablets, website technologies and/or Unity Game Engine) for Virtual Rehabilitation interventions using VR applied to cognitive rehabilitation.
The main tasks will consist of:
- Support the development of virtual reality scenarios using the Unity game engine (https://unity3d.com/) for post stroke rehabilitation, with emphasis on the cognitive aspect.
- Support the integration of applications with databases.
- Support frontend and backend website development.
Legislation and regulations: The scholarships are directed to applicants under the current conditions established on the FCT regulations (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/) and Research Grant Holder Statute.
Workplace: The candidate will work within an interdisciplinary team of researchers with competences in both technical and clinical domains. The work will be conducted at Madeira-ITI (Funchal, Portugal) in close collaboration with the MACBIOIDI project partners and end users, under the supervision of Prof. Sergi Bermúdez i Badia (http://neurorehabilitation.m-iti.org).
Scholarship length: The scholarship will have a length of 12 months and can be renewed until the end of the project.
Monthly stipend: The student will receive a stipend of 798€/month as determined by the FCT regulations (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Voluntary Social Security (SSV) and accidents insurance are included.
Selection process: The selection process will be based on:
- Motivation letter (10%)
- Curriculum Vitae (30%)
- Previous experience (20%)
- Interview (40%) in case of multiple eligible candidates
Recommendation letters are facultative but can contribute positively to the evaluation.
Selection committee: Mónica Cameirão, PhD, Sergi Bermúdez i Badia, PhD (President), Eduardo Fermé, PhD.
Notification of results: The results will be published through an ordered list by final note that will be posted in a visible and public place at the Madeira-ITI, being all candidates notified by email.
Candidacy term and applications form: The competition will be open over the period of 18-03-2020 and 10-04-2020.
Required documents:
· Transcript of degrees,
· CV
· motivation letter
· Proof of enrolment in a masters degree or similar.
Applications and queries must be submitted by email to [email protected] with the reference “BRANT_HR02”
Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) na área científica de Sistemas de Informação e Engenharia Organizacional
Cargo/posição/bolsa: Bolsa de Iniciação à Investigação
Área científica: Sistemas de Informação e Engenharia Organizacional
Referência: MITI-GESFOGO/2020/001-BII
O Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) abre concurso para atribuição de 5 (cinco) bolsas de iniciação à investigação, no âmbito do projeto Red_GesFoGO (MAC2/3.5b/227), financiado pelo programa INTERREG MAC 2014-2020.
Nº de bolsas: 5 (cinco)
Descrição do projeto:
O projeto GesFoGO tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma rede abrangente de componentes de hardware e software de prevenção e gestão de incêndios florestais em tempo real, por meio de unidades móveis e um sistema informático georreferenciado. Pretende-se contribuir para uma gestão sustentável dos ambientes florestais característicos do território de atuação, havendo uma forte componente de modelação dos processos do respetivo domínio, a ser realizada também com recurso à metodologia e linguagem DEMO - (Design & Engineering Methodology for Organizations – http://www.ee-institute.org). O M-ITI estará responsável, neste projeto, pela modelação dos processos organizacionais e identificação de requisitos, bem como pela implementação do Sistema Operacional de Gestão de Dados e a respetiva Interface Gráfica de Prevenção e Gestão. A natureza dinâmica de todo o domínio e necessidade de flexibilidade na adaptação das funcionalidades e dados providenciados pelo sistema providencia uma oportunidade de aplicação e inovação científica nas técnicas e ferramentas da área de Engenharia Organizacional, nomeadamente a nível de software dinâmico e geração automática de interfaces a partir de modelos organizacionais. Este projeto irá ocorrer no seio da equipa do Enterprise Engineering Lab do M-ITI (eelab) que tem estado centrada no desenvolvimento do protótipo opensource “Dynamic Information System Modeler and Executer” (DISME), recorrendo às tecnologias/frameworks Laravel, AngularJS, Bootstrap e SGBDs SQL e noSQL. Todos os componentes do DISME funcionam numa interface web (responsive, adaptável a dispositivos mobile, tablet ou PC), permitindo a visualização e edição incremental de diagramas/modelos/processos organizacionais, bem como, através de um dashboard, a execução dos mesmos na forma de um sistema de informação dinâmico.
Plano de trabalhos:
Os/as bolseiros/as irão colaborar em atividades de modelação dos processos organizacionais e identificação de requisitos, com recurso à linguagem/metodologia DEMO, bem como na implementação do Sistema Operacional de Gestão de Dados e a respetiva Interface Gráfica de Prevenção e Gestão a executar e dar suporte a várias tarefas do projeto Red GesFoGO. As atividades de modelação e implementação irão ter como base o protótipo DISME sendo que os bolseiros/as irão também participar em tarefas de desenvolvimento/extensão de componentes do próprio DISME, com vista a adequar o mesmo ao cenário de utilização da rede GesFoGO, nomeadamente mas não só, a nível de integração com outros componentes de software da arquitetura global desta rede. Os/as bolseiros/as também poderão participar na preparação e redação de artigos para submissão a conferências e revistas sobre Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Engenharia Organizacional e áreas afins, referentes aos resultados deste projeto e iniciativas de investigação relacionadas no eelab.
Destinatários/as da (s) bolsa (s): Alunos/as que se encontrem inscritos num curso de 1º ciclo da área de Engenharia Informática ou outra área afim.
Local de realização da(s) Bolsa(s): Nos laboratórios do Madeira Interactive Technologies Institute, sob a orientação científica do Prof. Doutor David Aveiro.
Duração da(s) Bolsa(s): 6 meses, eventualmente renovável até ao período máximo previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor.
Condições Financeiras da Bolsa: Será paga uma bolsa no valor de 412,00€, correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão (de acordo com a Lei nº 202/2012, de 27 de Agosto, caso o/a candidato/a opte pela sua inscrição neste regime), bem como o seguro de acidentes pessoais.
Critérios de admissão: Os/as candidatos/as deverão estar inscritos num curso de 1º ciclo de Engenharia Informática. É dada preferência a candidatos/as com experiência: nas linguagens de programação PHP, HTML e SQL; e que tenham concluído com sucesso pelo menos uma unidade curricular da área de sistemas gestores de bases de dados.
Critérios de seleção: Os critérios de avaliação das candidaturas basear-se-ão na apreciação conjunta dos seguintes critérios do percurso curricular (numa escala de 0 a 20 valores):
O júri poderá entrevistar os 10 primeiros/as classificados/as presencialmente ou, na impossibilidade de comparência, por videoconferência. A avaliação da entrevista é expressa numa escala numérica de 0 a 20 valores.
No caso de ser realizada entrevista, é atribuindo um fator de ponderação de 80% à nota da avaliação do percurso científico e curricular, e um fator de ponderação de 20% à nota da entrevista.
Júri de seleção:
Presidente – Doutor David Aveiro, Professor Auxiliar da Universidade da Madeira
Vogal – Doutora Dulce Pacheco, Investigadora do Madeira Interactive Technologies Institute
Vogal – Doutor Roberto Cibin, Investigador do Madeira Interactive Technologies Institute
Publicação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de edital com a lista ordenada de candidatos, que será afixado no M-ITI. O(A) candidato(a) selecionado(a) será notificado/a por correio eletrónico.
Data prevista para o início da bolsa: 01/03/2020
Legislação aplicável: A atribuição desta bolsa tem por base o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Decreto-Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto), na redação atual e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., em vigor.
Formalização da candidatura: As candidaturas deverão ser formalizadas, através do envio dos seguintes documentos, por correio eletrónico ([email protected]), com o assunto “MITI-GESFOGO/2020/001-BII”:
Período de candidatura: de 24 de janeiro a 06 de fevereiro de 2020
O M-ITI reserva-se o direito de não atribuir a bolsa caso nenhum dos/as candidatos/as demonstre ter o perfil apropriado à vaga em concurso.
Questões sobre a candidatura poderão ser esclarecidas por correio eletrónico ([email protected]).
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa Investigação (BI) no âmbito de projeto ‘Guia de Campo: Ferramentas Móveis Interativas para a Aprendizagem Baseada no Local’, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT31182.
Referência: FCT31182
Áreas científicas: Biologia, Gestão e Conservação da Natureza, Educação Ambiental
Requisitos de Admissão: Este concurso destina-se a alunos com licenciatura ou formação na área da Educação Ambiental, a frequentar um mestrado nas áreas científicas de Biologia, Gestão e Conservação da Natureza, Educação Ambiental. Nomeadamente, pretendemos contratar um bolseiro que demonstre particular interesse, e alguma experiência, na área da Comunicação de Ciência no âmbito da Conservação da Natureza.
Os candidatos interessados devem atender aos seguintes requisitos:
- Frequência num ciclo de estudos conducente à obtenção de um grau ou diploma de mestrado nas áreas científicas especificadas neste edital;
- Licenciatura ou equivalente em Biologia, Gestão e Conservação da Natureza, Educação Ambiental ou outros domínios científicos relevantes para o projeto;
- Ter formação pós-graduada no âmbito da Conservação da Natureza;
- Desenvolver investigação científica em Comunicação de Ciência;
- Dominar a um nível avançado ferramentas de processamento e análise de dados, tais como o Excel, o EVOC, Q-sort, etc.
- Será de notar que este cargo requer conhecimentos da língua Portuguesa, tanto na fala como na escrita, assim como conhecimentos básicos da língua Inglesa.
Plano de Trabalhos: O Bolseiro irá contribuir para o desenvolvimento das atividades de investigação decorrentes do projeto ‘Guia de Campo: Ferramentas Móveis Interativas para a Aprendizagem Baseada no Local’, desenvolvendo as seguintes tarefas: (i) organizar, categorizar e analisar os dados resultantes de atividades de investigação já efetuadas; (ii) desenvolver atividades de análise descritivo-interpretativa de dados; (iii) fazer resenhas críticas de literatura científica relevante para dar resposta a questões colocadas por crianças e jovens; (iv) formular conteúdos científicos adequados a vários níveis de literacia ambiental, e testá-los junto de crianças e jovens; (v) escrever um relatório do processo e principais resultados.
Legislação e Regulamento: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na sua versão atualizada (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento n.º 950/2019, de 29 de novembro, publicado em Diário da República, 2.ª Série, n.º 241, de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.); Decreto-Lei n.º 66/2018 de 16 de agosto (Regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras).
Local de Trabalho: O candidato trabalhará no âmbito de uma equipe interdisciplinar de investigadores com competências nos domínios da Biologia, Educação Ambiental e Design de Comunicação. O trabalho será realizado na Universidade dos Açores, Campus de Angra do Heroísmo, e será coordenado pela Doutora Rosalina Gabriel, em colaboração com a Doutora Sónia Matos (Madeira Interactive Technologies Institute).
Duração da Bolsa: A bolsa terá uma duração de 6 meses, e deverá ter início durante o mês de fevereiro de 2020.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O bolseiro receberá um valor mensal de 798 Euros conforme estipulado pela FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
Processo de Seleção: O processo de seleção terá por base:
Cartas de recomendação são opcionais, podendo, contudo, contribuir para uma avaliação positiva dos candidatos.
Comité de seleção: Doutora Rosalina Gabriel, Doutora Ana Moura Arroz, Doutora Isabel do Rosário, Doutora Ana Luísa Picanço
Notificação dos Resultados: Os resultados finais serão publicados através de uma lista ordenada por nota final que será publicada em local visível e público no Madeira-ITI, sendo todos os candidatos notificados por email.
Termos da candidatura e formulário de inscrição: As candidaturas estão abertas entre 03 e 31 de janeiro de 2020. A bolsa deverá ter início a 17 de fevereiro de 2020.
Documentos de suporte à candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de:
As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para [email protected] com a referência “FCT31182/2019/001”
Cargo/posição/bolsa: Bolsa de Investigação para Mestre
Área científica: Sistemas de Informação e Engenharia Organizacional
O Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) abre concurso para atribuição de 1 (uma) bolsa de investigação, no âmbito do projeto Red_GesFOGO (MAC2/3.5b/227), financiado pelo programa INTERREG MAC 2014-2020.
Nº de bolsas: 1 (uma)
Descrição do projeto:
O projeto GesFOGO tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma rede abrangente de componentes de hardware e software de prevenção e gestão de incêndios florestais em tempo real, por meio de unidades móveis e um sistema informático georreferenciado. Pretende-se contribuir para uma gestão sustentável dos ambientes florestais característicos do território de atuação, havendo uma forte componente de modelação dos processos do respetivo domínio, a ser realizada também com recurso à metodologia e linguagem DEMO - (Design & Engineering Methodology for Organizations – http://www.ee-institute.org). O M-ITI estará responsável, neste projeto, pela modelação dos processos organizacionais e identificação de requisitos, bem como pela implementação do Sistema Operacional de Gestão de Dados e a respetiva Interface Gráfica de Prevenção e Gestão. A natureza dinâmica de todo o domínio e necessidade de flexibilidade na adaptação das funcionalidades e dados providenciados pelo sistema providencia uma oportunidade de aplicação e inovação científica nas técnicas e ferramentas da área de Engenharia Organizacional, nomeadamente a nível de software dinâmico e geração automática de interfaces a partir de modelos organizacionais. Este projeto irá ocorrer no seio da equipa do Enterprise Engineering Lab do M-ITI (eelab) que tem estado centrada no desenvolvimento do protótipo opensource “Dynamic Information System Modeler and Executer” (DISME), recorrendo às tecnologias/frameworks Laravel, AngularJS, Bootstrap e SGBDs SQL e noSQL. Todos os componentes do DISME funcionam numa interface web (responsive, adaptável a dispositivos mobile, tablet ou PC), permitindo a visualização e edição incremental de diagramas/modelos/processos organizacionais, bem como, através de um dashboard, a execução dos mesmos na forma de um sistema de informação dinâmico.
Plano de trabalhos:
O investigador irá suportar o projeto trabalhando em atividades de modelação dos processos organizacionais e identificação de requisitos, com recurso à linguagem/metodologia DEMO, bem como na implementação do Sistema Operacional de Gestão de Dados e a respetiva Interface Gráfica de Prevenção e Gestão a executar e dar suporte a várias tarefas da rede GesFOGO. As atividades de modelação e implementação irão ter como base o protótipo DISME sendo que o investigador irá também participar em tarefas de desenvolvimento/extensão de componentes do próprio DISME, com vista a adequar o mesmo ao cenário de utilização da rede GesFOGO, nomeadamente mas não só, a nível de integração com outros componentes de software da arquitetura global desta rede. O investigador também deverá participar na preparação e redação de artigos para submissão a conferências e revistas sobre Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Engenharia Organizacional e áreas afins, referentes aos resultados deste projeto e iniciativas de investigação relacionadas no eelab.
Destinatários/as da (s) bolsa (s): Mestres em Engenharia Informática.
Local de realização da(s) Bolsa(s): Nos laboratórios do Madeira Interactive Technologies Institute, sob a orientação científica do Prof. Doutor David Aveiro.
Duração da(s) Bolsa(s): 1 ano, eventualmente renovável até ao término da duração do projeto (Dezembro de 2022). A renovação da bolsa está sujeita à apreciação pelo orientador do trabalho desenvolvido no decorrer de cada período.
Condições Financeiras da Bolsa: Será paga uma bolsa no valor de 989,70€, correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão (de acordo com a Lei nº 202/2012, de 27 de Agosto, caso o/a candidato/a opte pela sua inscrição neste regime), bem como o seguro de acidentes pessoais.
Critérios de admissão: Os candidatos deverão ser detentores do grau de Mestre em Engenharia Informática. Os candidatos deverão ter experiência comprovada no desenvolvimento de aplicações web e de bases de dados. É dada preferência a candidatos com experiência nas plataformas Laravel, Angular JS e MySQL e ainda com experiência na área de Engenharia Organizacional e na utilização da linguagem/metodologia DEMO.
Critérios de seleção: Os critérios de avaliação das candidaturas basear-se-ão na apreciação conjunta dos seguintes critérios do percurso curricular (numa escala de 0 a 20 valores):
O júri poderá entrevistar os 3 primeiros classificados presencialmente ou, na impossibilidade de comparência, por videoconferência. A avaliação da entrevista é expressa numa escala numérica de 0 a 20 valores.
No caso de ser realizada entrevista, é atribuindo um fator de ponderação de 80% à nota da avaliação do percurso científico e curricular, e um fator de ponderação de 20% à nota da entrevista.
Júri de seleção:
Presidente – Doutor David Aveiro, Professor Auxiliar da Universidade da Madeira
Vogal – Doutor Sergi Bermudez, Professor Associado da Universidade da Madeira
Vogal – Doutora Mónica da Silva Cameirão, Professora Auxiliar da Universidade da Madeira
Publicação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de edital com a lista ordenada de candidatos, que será afixado no M-ITI. O(A) candidato(a) selecionado(a) será notificado por correio eletrónico.
Data prevista para o início da bolsa: 01/01/2020
Legislação aplicável: A atribuição desta bolsa tem por base o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Decreto-Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto), na redação atual e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., em vigor.
Formalização da candidatura: As candidaturas deverão ser formalizadas, através do envio dos seguintes documentos, por correio eletrónico ([email protected]), com o assunto “BI01 GesFogo”:
Período de candidatura: de 21 de novembro a 19 de dezembro de 2019
O M-ITI reserva-se o direito de não atribuir a bolsa caso nenhum dos candidatos demonstre ter o perfil apropriado à vaga em concurso.
Questões sobre a candidatura poderão ser esclarecidas por correio eletrónico ([email protected]).