Extra funding for UMa and ARDITI that will allow the hiring of a professor (UMa) and four doctoral researchers (two for UMa and two for ARDITI), for a period of six years.
Original text: http://www.dnoticias.pt/impressa/hemeroteca/diario-de-noticias/uma-e-ard...
--
A Universidade da Madeira (UMa) e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação da Madeira (ARDITI), foram recentemente contempladas com financiamento no âmbito do ‘Concurso ao Estímulo ao Emprego Científico Institucional’, da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O programa de trabalhos conjunto visa a promoção e o desenvolvimento de áreas do conhecimento estratégicas para a Região como o Turismo e os Recursos e as Tecnologias do Mar, sendo que o financiamento permitirá a contratação de 1 Docente (UMa) e 4 Investigadores doutorados (2 pela UMa e 2 pela ARDITI), por um período de seis anos.
De acordo com Nuno Nunes, presidente do Conselho de Administração da ARDITI, o financiamento em causa deverá ser cerca de um milhão e meio de euros .
“A ideia será abrir os concursos internacionais ainda este ano e logo que o contrato-programa com a Fundação para a Ciência e Tecnologia seja assinado”, acrescenta ainda Nuno Nunes, explicando que “dado que os concursos têm grandes exigências, os contratos só devem ter início no próximo ano. De qualquer forma, é um passo importante para estabelecer um quadro de investigadores na Região em áreas de grande potencial e interesse como o Mar e o Turismo. Até ao momento apenas o Madeira-ITI tinha investigadores nestas condições”, recorda.
Para as instituições em causa, este financiamento é não só prestigiante para a Região, mas sobretudo catalisador da continuidade de uma política de desenvolvimento de I&D, que prevê o Turismo e os Recursos e as Tecnologias do Mar como duas das suas principais áreas de especialização inteligente propostas à EU no âmbito do Programa Madeira 14-20 (como se pode ler em https://ris3.arditi.pt).
Nuno Nunes refere ainda que a candidatura conjunta ao concurso da FCT, resultou de uma estratégia concertada com a vice-reitora da UMa Elsa Fernandes, também membro do Conselho de Administração da ARDITI, o que revela a importância da concertação de esforços das entidades que fazem investigação na Região, a começar pela UMa e pelos pólos de centros nacionais que estão acolhidos na ARDITI e no M-ITI. “Só com a consolidação das competências a RAM poderá ser competitiva”, afirma o responsável. “Existe um grande esforço nacional para reter talento e aumentar a qualificação e rejuvenescer os quadros de investigação e não podemos ficar de fora.”
O presidente do Conselho de Administração da ARDITI admite mesmo que, a este nível, o próximo passo será consolidar ainda mais este trabalho e criar um instituto regional de investigação.
Artigo original: http://www.dnoticias.pt/impressa/hemeroteca/diario-de-noticias/uma-e-ard...