Latest News & Events

Feedbot project achieves an honorable mention

15th May 2019

Feedbot project was awarded an honourable mention for its work in technology and innovation by Exame Informática's Science and Technology Awards.

This project is being developed at ISR-Lisboa under the CMU Portugal program and ITI. Feedbot is being led by Manuel Marques (IST), and Nuno Nunes (IST, ITI), Francisco Calisto (ITI), Manuela Veloso (CMU, J.P. Morgan), João P. Costeira (IST) and Hugo Lencastre (ITI) are also part of the team.

More about the Feedbot project at http://users.isr.ist.utl.pt/~manuel/FeedBot/.

Details of the Exame Informática's Science and Technology Awards at https://bit.ly/2VTu7Ox.

In the media: https://www.dnoticias.pt/madeira/investigadores-da-madeira-envolvidos-em...

 

[PT]

Investigadores do ITI / LARSYS e do Instituto Superior Técnico desenvolvem projecto inovador na área da robótica que vence menção honrosa da Exame Informática para “Os Melhores do Portugal Tecnológico” na área de Software - http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2019-05-09-Premios-Os-...

O projecto Feedbot é um projecto exploratório da parceira Internacional Carnegie Mellon Portugal (https://www.cmuportugal.org/exploratory-research-projects/) liderado por Manel Marques investigador do Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico e tem como co-investigadores principais Nuno Nunes pelo ITI Madeira e Manuela Veloso pela Universidade de Carnegie Mellon que actualmente lidera a equipa de investigação em Inteligência Artificial do banco J. P. Morgan (https://www.ml.cmu.edu/news/news-archive/2018/may/manuela-veloso-jpmorga...).

O objectivo do projecto Feedbot é desenvolver um braço robótico portátil que permita a pessoas com paralisias (cerebrais ou provocadas por doenças degenerativas como Alzheimer) se alimentarem autonomamente. O líder da equipa de investigação Manuel Marques sofre ele próprio de paralisia cerebral e quis desenvolver esta tecnologia para ajudar as pessoas com mobilidade reduzida a terem uma vida mais autónoma.

O projecto tem a duração de um ano e encontra-se em fase de testes no Centro de Rabilitação de Paralesia Cerebral Calouste Gulbenkian. Os testes são liderados pela equipa do ITI Madeira que se especializa em interação humano-computador. Este projecto é um exemplo do potencial das tecnologias robóticas adaptativas que permitem que pequenos robots (neste caso um braço) se possam adaptar autonomamente ao ambiente envolvente ajudando as pessoas em tarefas complexas. O projecto Feedbot recebeu financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (www.fct.pt) no âmbito da parcerias Carnegie Mellon Portugal (www.cmuportugal.org).

Images

Other News & Events

Looking for more news?