Para assinalar a Noite Europeia dos Investigadores, que se celebra na última sexta de Setembro, a Universidade da Madeira (UMa) vai realizar um conjunto de actividades científicas, “que visam dar a conhecer ao público em geral a investigação de excelência produzida na academia madeirense e, sobretudo, os cientistas que a desenvolvem”, informa uma nota daquela instituição.
As actividades que compõem o evento designado por ‘UMa Investigação’, irão decorrer a 29 de Setembro, entre as 10h e as 19h, no Campus da Penteada, no Madeira Interactive Technologies Institute (Madeira Tecnopolo), no Colégio dos Jesuítas, e no Bar Sete Mares (Funchal).
“Num ambiente descontraído e informal”, aberto ao público em geral, a Universidade da Madeira irá proporcionar momentos de contacto directo entre os cientistas e o público participante, através de visitas guiadas aos laboratórios, demonstrações interactivas, quizzes, exposições, palestras, entre outros.
A iniciativa pretende, assim, “proporcionar aos novos estudantes um primeiro contacto com a ciência e o ambiente laboratorial e divulgar os projectos em curso nos diferentes campos de investigação”. Por outro lado, pretende também “desmistificar a imagem distante que o cidadão tem do cientista, consciencializar os cidadãos para a importância que a Ciência representa para o desenvolvimento da sociedade, e, porventura, despertar vocações”.
Todas as actividades são livres, mediante inscrição, através do endereço: http://www.uma.pt/umainvestigacao
A Noite Europeia dos Investigadores foi lançada, em 2005, pela Comissão Europeia, no âmbito das Acções Marie Curie. O objectivo desde então é celebrar a ciência e aproximar os investigadores dos cidadãos.
See the original article here.