Media News

Technologies allow brain stimulation

09th October 2017
Diário de Notícias da Madeira

Sergi Bermúdez i Badia was interviewed regarding the potential use of technology for patients to recover from stroke or dementia and the results of the research.

 

Qual é o potencial das tecnologias na recuperação de pessoas afectadas por AVC ou demências? O papel das tecnologias é abrir novas portas e abordagens. As tecnologias permitem estimular o cérebro e podemos treinar competências da vida diária, ir ao supermercado, à farmácia ou aos correios e levantar dinheiro no multibanco. Através de uma simulação no mundo virtual, os pacientes interagem com uma espécie de jogo, uma simulação 3D, e treinam de forma segura, sentados, essas competências que provavelmente não conseguem treinar de forma física porque têm problemas de mobilidade.

Quais são os resultados dessa investigação? Temos trabalhado duas áreas - o AVC, que é aquela em que estamos há mais tempo a trabalhar a reabilitação cognitiva, e a área da demência. São patologias distintas. O AVC é um evento que provoca sequelas com défices cognitivos que podem ser recuperados. Na demência não temos essa recuperação, pois é um processo neurodegenerativo e a única coisa que podemos fazer é tentar estimular o cérebro para que continue activo e manter as suas capacidades o máximo de tempo possível.

Read the full article here.

Looking for more news?